TVUP

Tuna Veterana Universidade Portucalense

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

TVUP - Tuna Veterana da Universidade Portucalense

.

Da amizade que perdurou entre os antigos elementos da Tuna Académica da Universidade Portucalense e da vontade que nos impelia a juntar-nos de uma forma mais regular, evoluímos para o formato em que agora nos apresentamos, que nos permite reviver e recordar as nossas vivências académicas.

Somos uma Tuna constituída por “velhos” tunos da Universidade Portucalense, no Porto, que 20 anos depois do nosso início na vida tunante, motivados pelo amor à música e à tuna e acossados pela tão portuguesa saudade, decidimos juntar-nos em forma de Tuna Veterana.

 

Foi em Novembro de 2008 que, oficialmente, fundámos a TVUP, uma tuna constituída por advogados, bancários, economistas, empresários, professores (…) que têm em comum o facto de terem sido alunos e tunos da Universidade Portucalense.

 

A nossa história como tuna é curta, mas sabemos que isso não se compra, faz-se. E mais uma vez a Universidade Portucalense faz história. Nesta casa nasceu umas das primeiras Tunas Universitárias Portuguesas (1990), uma das primeiras Tunas Femininas (1993) e também umas das primeiras Tunas Veteranas.

E como o caminho se faz caminhando, do nosso historial destacamos actuações em Encontros de Tunas em Portugal (Quadragésimo – Coimbra, FITUA – Aveiro, Lethes – Viana do Castelo), Espanha (Certamen de Tunas de León, Encuentro de Cuarentunas de Málaga, Certamen de Tunas de Mieres del Camino – Oviedo, II Encontros Troianos em Santiago de Compostela ) e França (Festival de Tunas de Caunes-Minervois).

 

Suportados por oito de existência como Tuna, mas já com histórias suficientes para animar os jantares, serenatas e encontros nos quais participamos, é com enorme prazer, orgulho e honra que nos apresentamos, e sempre tentaremos mostrar o que é para nós a Tuna e os seus valores de cavalheirismo, romantismo, garbo e alegria.

Saudações Académicas,


Agradecemos a todos que nos apoiaram na fundação e arranque da TVUP, com destaque para os Grupos Culturais e Académicos da Universidade Portucalense, muito especialmente à Tuna Académica da Universidade Portucalense que, desde o início, disponibilizou os seus activos (Repertório, Instrumentos, etc) para o que fosse preciso. Também à Universidade Portucalense o nosso agradecimento pelo apoio que nos tem prestado.

Terminamos lembrando que “Uma vez Tuno sempre Tuno”, e dedicamos os nossos melhores momentos em Tuna aos sempre Tunos Tom & Jerry (Vasco) e Átila (Artur), nossos companheiros na TAUP e agora também Tunos da TVUP, infelizmente a título póstumo.
Saudações Tunantes
TVUP – Tuna Veterana da Universidade Portucalense